Geralmente recebemos o paciente/cliente após avaliação médica e também realizamos avaliação fisioterapêutica com a intenção de traçarmos um programa de reabilitação específico e individualizado diante da patologia apresentada.

RPG

RPG

MÉTODO DE TRATAMENTO MÚSCULO ESQUELÉTICO
É um método de avaliação e tratamento morfofuncional de reequilibração músculo-esquelética que também leva em conta os aspectos psicocomportamentais e orgânicos-viscerais, desta forma se consegue uma abordagem verdadeiramente integral.

Na RPG a repercussão é neuro-musculo-esquelética, ou seja, atua não apenas no sistema ósseo e muscular, mas principalmente no sistema nervoso, pois ela armazena informações nas áreas cerebrais responsáveis pela percepção corporal e postural, modificando assim as alterações posturais e dando ótimas condições para manter a postura ideal.

O método RPG (Reeducação Postural Global), criado na França e elaborado no Brasil na década de 80, é uma técnica eficaz na prevenção e/ou tratamento de dores e alterações. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, este método trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

O nosso corpo, mesmo em repouso, mantém a ativação dos músculos antigravitários, responsáveis por suportar o peso do nosso corpo e nos manter em postura ereta. Quando há um desequilíbrio devido a um aumento ou diminuição da tonicidade muscular, pequenas alterações posturais podem ser adotadas pelo nosso sistema de percepção corporal. Assim, os realizarmos as nossas atividades diárias com a postura inadequada, estaremos sobrecarregando certas estruturas do corpo, que futuramente poderão causar dores articulares e musculares, degenerações e tendinites.

As sessões duram aproximadamente 1 hora, podendo ser realizadas de 1 a 2 vezes semanais variando de acordo com o objetivo elaborado a cada um, com o quadro clínico de cada paciente, com a sua patologia e sua evolução.

Indicações

  • Desvios posturais (escoliose, cifose, lordose).
  • Hérnia de disco.
  • Dores crônicas.
  • Doenças ocupacionais (LER, bursite, tendinite).
  • Cefaléia (dor de cabeça).
  • Asma e bronquite.

Atendimento individual.
Duração: 1 hora.
1 a 2 vezes semanais.

RSE

RSE

MÉTODO DE TRATAMENTO SOMATO EMOCIONAL

O Reequilíbrio Somático e Emocional é um método sensoperceptivo de integração entre a proprioceptividade corporal e a percepção e cognição mental.

Visa reajustar as sensações corporais e reequilibrar-se o necessário esquema e imagem corporal vigente, através de um tratamento físico unido com a auto observação e conscientização por parte do paciente. Pois, quanto há uma alteração no sistema sensoperceptivo e/ou cognitivo paciente sente-se ansioso, estressado, deprimido e com poliqueixas físicas que não encontram uma explicação coerente além do aumento da tonicidade corporal com espasmos e pontos tensionais bem delimitados (tender points e trigger points) ativos e latentes gerando dores migratórias persistentes e perda funcional severa.

Um acompanhamento multidisciplinar seria obviamente o ideal. Uma vez que as disciplinas abrangidas nesta metodologia são: - neurofisiologia - neurociência (neurobiologia) – psicanálise – propriocepção - recursos terapêuticos manuais – algiologia.

O tratamento com o método RSE é interessante, já que, ao trabalhar a consciência corporal, pode-se acelerar a recuperação física do paciente, auxiliando no tratamento clínico e, também, no tratamento de fisioterapia convencional.

O paciente passa por uma avaliação fisioterapêutica específica do método.

Atualmente, poucos profissionais possuem esta formação no Brasil.

O tratamento tem duração de 60 minutos e em média são necessários 10 atendimentos.

Indicações

  • Depressão.
  • Fibromialgia.
  • Dores crônicas.
  • Alterações da imagem corporal (bulimia, anorexia).
  • Pós-cirurgias de redução de medidas e estômago.
  • Ansiedade excessiva.
  • Estresse.
  • Atletas (melhoria da performance).

Atendimento individual.
Duração: 1 hora.
Em média são necessários 10 atendimentos.

Osteopatia

OSTEOPATIA

A Osteopatia constitui-se num método de diagnóstico e tratamento eficaz e tem sido aceita como um excelente recurso terapêutico da fisioterapia moderna.

Está fundamentada na anatomia, fisiologia e biomecânica humana, na prática clínica e na pesquisa científica.

Sua finalidade é restabelecer o equilíbrio corporal através de manobras de desbloqueio na intenção de promover auto-regulação orgânica e, assim, promover a saúde funcional.

Por meio específico de técnicas, procedimentos são realizados buscando equilíbrio entre estrutura e função. Dor ou qualquer outro sintoma ocorre em razão de sobrecargas no corpo e, com isso, o objetivo do tratamento osteopático é encontrar e corrigir tais disfunções.

Não existe contra-indicações na Osteopatia. De crianças até idosos e os desportistas em geral podem ser atendidos.

Os atendimentos duram em média 45 minutos. O tempo total de tratamento geralmente é rápido, mas vai depender de cada caso. A diminuição dos sintomas é, muitas vezes, imediata e anulada a cada novo atendimento.

Indicações

  • Alterações da coluna vertebral (protusões e hérnias discais).
  • Ciáticas, torcicolos, lombalgias agudas ou crônicas.
  • Tendinites (LER/DORT).
  • Dor miofascial, bursites.
  • Disfunções da articulação têmporo-mandibular (ATM).
  • Dores crônicas.
  • Torcicolo congênito em bebês.

Atendimento individual.
Duração: 45 minutos.
Tempo total de tratamento geralmente é rápido, mas vai depender de cada caso. A diminuição dos sintomas é, muitas vezes, imediata e anulada a cada novo atendimento.


Você não precisa estar doente ou apresentar sintoma para utilizar a Terapia Craniossacral.

Este tratamento tem por finalidade terapêutica, proporcionar melhora da vitalidade e bem-estar físico e emocional.

A Terapia Craniossacral é um tipo de terapia manual que auxilia o corpo na sua capacidade de autocura.

Normalmente o paciente deita em uma maca, enquanto as mãos do terapeuta fazem um leve contato com o corpo.

A Terapia Craniossacral cresceu em popularidade devido a uma abordagem suave e eficaz. Desenvolveu-se através de descobertas feitas por osteopatas dos EUA há 100 anos. Estes achados mostraram que as células do corpo expressam um movimento rítmico, o que é fundamental para a vida. A este achado, deram o nome de ritmo craniossacral.

No centro do corpo o fluido cérebro-espinhal, que banha e protege o cérebro e a medula espinhal, expressa seu movimento como uma maré de fluxo e refluxo; enquanto ossos, órgãos e outras estruturas do corpo seguem seu próprio padrão de movimento. Este ritmo é tão sutil que dificilmente é mensurável através de instrumentos, porém um terapeuta qualificado é capaz de perceber.

Terapia Craniossacral

COMO FUNCIONA A TERAPIA CRANIOSSACRAL?

Os tecidos do corpo se contraem em resposta um trauma físico ou estresse emocional. Muitas vezes, quando o trauma é severo ou acompanhado por fortes emoções, os tecidos permanecem contraídos.

Qualquer trauma, estresse, esforço ou tensão que permanece no corpo restringe o seu funcionamento e o problema pode aumentar ao longo dos anos. Os efeitos podem ser tanto físicos (como dor nas costas, cefaleia ou distúrbios digestivos) quanto emocionais (como ansiedade ou depressão).

As restrições no funcionamento do corpo ficam evidentes na maneira que o ritmo craniossacral se expressa. O profissional habilitado a aplicar a terapia é treinado para sentir este ritmo sutil no corpo, e pode usar esta sensibilidade para perceber o local que está alterado na sua fisiologia.

Utilizando-se das mãos o terapeuta craniossacral facilita o corpo à restabelecer suas restrições retornando, assim, a função adequada. O que ocorre é uma liberação de energia que o mesmo estava utilizando para manter as restrições.Esta terapia tem por finalidade aumentar o nível de energia circulante. Como resultado, traz grande alívio e bem-estar tanto físico, quanto mental e emocional.

Indicações

  • Ansiedade/Estresse.
  • Dores musculares e articulares.
  • Dores de cabeça e enxaquecas.
  • Fadiga crônica.
  • Depressão.
  • Problemas digestivos.
Acupuntura

ACUPUNTURA

Acupuntura é uma forma de tratamento desenvolvido pelos chineses a milhares de anos atrás. É uma das técnicas que compõem a Medicina Tradicional Chinesa, com sua filosofia taoísta, onde o físico, o psíquico, e o espiritual interagem com todo o universo.

Baseia-se no estímulo dos pontos distribuídos pelo corpo em canais ou meridianos. Nesses canais circulam as energias que dão vida ao organismo.

A acupuntura visa o equilíbrio, melhorando o indivíduo como um todo De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura equilibra as forças yin e yang no corpo, regula a energia, o sangue, as funções dos órgãos e vísceras, além de melhorar as defesas gerais do organismo.

Indicações

  • Dor crônica.
  • Fibromialgia.
  • Síndrome dolorosa miofascial.
  • Cefaléia tensional.
  • Desordens da ATM.
  • Outras dores.

Atendimento individual.
Duração: 40 minutos.